Bem - Vindo

Espero que gostem do conteúdo e comentem nossas postagem

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Diferença de Potencial

No circuito mostrado acima, o acúmulo de cargas negativas (elétrons) no terminal negativo, enquanto cargas positivas (íons positivos) se acumulam no terminal positivo, ou seja, a falta de elétrons em um pólo e o excesso em outro origina uma diferença de potencial (d.d.p). Se conectarmos os dois terminais através de um condutor, os elétrons acumulados no terminal negativo terão energia suficiente para alcançar o terminal positivo.

A unidade da tensão elétrica, é o volt (V) em homenagem ao Físico Italiano Alessandro Volta.
Portanto, a tensão é um indicador da quantidade de energia envolvida na movimentação de uma carga entre dois pontos de um sistema elétrico. Ao contrário, quanto mais alta for a tensão fornecida por uma fonte de energia, maior será a quantidade de energia disponível para mover cargas no sistema.
Em resumo, a diferença de potencial (em volts) aplicada por uma fonte de tensão sobre um circuito elétrico é a pressão que coloca o sistema em operação e causa o fluxo de cargas, ou corrente, pelo sistema elétrico. Uma analogia mecânica para a tensão aplicada é a diferença de pressão aplicada na água em uma mangueira. O fluxo de água resultante nesse sistema é semelhante ao fluxo de carga em um circuito elétrico. Sem a pressão aplicada pela torneira, a água simplesmente permanece em repouso na mangueira, de forma semelhante aos elétrons de um fio de cobre. que não tem uma direção comum de movimento sem a aplicação de uma tensão elétrica.
Em geral, a diferença de potencial entre dois pontos é definida por:

Lembrando: D.D.P também é conhecida por Tensão elétrica ou Voltagem.
Bibliografia:
Livros:
Boylestad, R. L. - INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CIRCUITOS - 10ª Edição.
Pearson Education do Brasil. São Paulo /SP. 2004.
Sites:
Disponível em:
http://www.corradi.junior.nom.br/eletricidade_bas.pdf
Acessado em 14/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário