Bem - Vindo

Espero que gostem do conteúdo e comentem nossas postagem

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Capacitores

Os capacitores são componentes que, embora não conduzam corrente elétrica entre seus terminais são capazes de armazenar cargas elétricas, e conseqüentemente energia elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. Qualquer substância que for submetida a uma intensidade muito alta de campo elétrico pode ser tornar condutor, por esse motivo é que o dielétrico é mais utilizado do que o ar como substância isolante, pois se o ar for submetido a um campo elétrico muito alto ele acaba por se tornar condutor. 

Quanto à sua aparência externa, podem variar de acordo com a voltagem máxima,
capacitância e disposição de seus terminais.

É denominada capacitância a propriedade que os capacitores têm de armazenar cargas elétricas na forma de campo eletrostático. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de capacitância é o farad (F). O farad recebeu este nome em homenagem a Michael Faraday, um químico e físico inglês do século XIX. Entretanto, na prática esta unidade se mostra muito grande para a maioria das aplicações; assim, é mais comum usarmos o microfarads (10-6) ou picofarads (10-12). Expressa em forma de equação, a capacitância é definida por:
                        C= farads(F); Coulombs (C); V= Volts (V)


Aplicações
Os capacitores podem ser utilizados em câmeras fotográficas e também como filtro de linha como um dispositivo de segurança para nossos computadores, TVs, aparelhos de CD e outros instrumentos sensíveis a surto de tensão. Além da proteção dos equipamentos contra surtos de inesperados de tensão e corrente, as unidades de proteção de maior qualidade também filtram (removem) interferência eletromagnética e interferência de radiofrequência.

Bibliografia:
Livros:
Boylestad, R. L. - INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CIRCUITOS - 10ª Edição.
Pearson Education do Brasil. São Paulo /SP. 2004.
Sites:
Disponível em:
http://www.brasilescola.com/fisica/capacitores.htm


Acessado em 14/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário