A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma Tensão.
Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons, ele é dito isolante, por exemplo, madeira.
Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons, ele é dito isolante, por exemplo, madeira.
O Cobre é o metal mais utilizado na indústria eletroeletrônica. Observando a imagem ao lado podemos perceber que ele possui 29 elétrons distribuídos em 4 camadas. A 4ª camada exterior está incompleta, possuindo apenas 1 elétron e a distância desse para o núcleo nos sugere que ele está fracamente ligado ao restante do átomo de cobre,como no interior do átomo há uma repulsão entre elétrons e uma atração entre prótons então à medida que cresce a distância entre o núcleo e os elétrons em órbita, a força de ligação diminui, portanto se este elétron receber energia suficiente do meio externo ( própria temperatura ambiente) para se libertar do átomo, passará a ser chamado de elétron livre.
Em um centímetro cúbico de cobre, à temperatura ambiente, há aproximadamente 1,4 x 1024 elétrons livres.
Os elétrons Livres são aqueles elétrons que não estão presos a um átomo e não possuem uma direção definida. Se uma Diferença de Potencial for aplicada entre os extremos do condutor, esse movimento das cargas passará a ser um movimento organizado dirigido em um único sentido. Quando isso ocorre, dizemos que uma corrente elétrica foi estabelecida no condutor.
Se 6,242 x 1018 elétrons atravessam em um segundo, com velocidade uniforme a seção reta circular imaginária do condutor visto na figura ao lado, se diz que o fluxo de carga corresponde a 1 ampère (A), em homenagem ao físico francês André Marie Ampère (1775-1836).
Bibliografia:
Livros:
Boylestad, R. L. - INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CIRCUITOS - 10ª Edição.
Pearson Education do Brasil. São Paulo /SP. 2004.
Sites:
Disponível em:
http://www.corradi.junior.nom.br/eletricidade_bas.pdfAcessado em 14/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário