Bem - Vindo

Espero que gostem do conteúdo e comentem nossas postagem

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TRANSISTOR

O transistor (transference resistor) é basicamente constituído de dois diodos, sendo que ambos compartilham a base, os transistores têm por função amplificar os sinais elétricos, ou seja, um amplificador (tornar um sinal elétrico mais fraco ou mais forte). Ele tem a capacidade de controlar a quantidade de eletricidade que é conduzida. Os microfones é um exemplo em que o transistor é utilizado.
Vamos observar o que acontece quando juntamos três porções, fazendo um sanduíche de uma porção N.




 De acordo com [01]:

PNP

“Cada uma dessas camadas tem sua peculiaridade:
·         a primeira camada P (da esquerda) tem largura média e é fortemente dopada, ou seja, tem muitos átomos trivalentes. Isto torna essa camada um fornecedor de lacunas (cargas positivas). Por isso ela é chamada emissor.
·         a camada central N é muito fina e tem uma dopagem média. Como ela é fina, ela não representa um empecilho muito grande para as cargas que vêm do emissor. Esta camada é chamada base.
·         a camada da direita é bastante larga em relação às demais e é fracamente dopada. Por ser responsável por receber os elétrons que saem do emissor e atravessam a base, esta camada é chamada coletor.”
Quando fazemos uma polarização direta emissor – base, podemos observar que ele se comporta como um condutor, ou seja, os elétrons são atraídos pelo pólo positivo da bateria.

 




Agora quando fazemos a polarização Base-Coletor, obtém-se um efeito interessante:




O Coletor exerce uma atração maior sobre os elétrons do que a base, pois ela é muito fina e o coletor está com energia extra gerada pelo pólo negativo da bateria. Com isso apenas uma pequena parte dos elétrons passam pela base e a maioria vai para o coletor. Para conseguir a amplificação precisamos aplicar uma pequena variação na Base para obtermos uma grande variação na corrente do Coletor. Com isso obtemos a amplificação, ou seja, entramos com uma pequena corrente (Via Base) e saímos com uma grande corrente (Via Coletor).






Amplificação. (Inspirado em desenho da Lucent).


Referência Bibliográfica:
SILVA, AGOSTINHO, ROSA. O que é transistor?. Disponível em: http://www.agostinhorosa.com.br/artigos/funcionamento-do-transistor.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário