Bem - Vindo

Espero que gostem do conteúdo e comentem nossas postagem

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INTRODUÇÃO

Com a necessidade de evoluir o ser humano sempre busca novas alternativas mais baratas e eficientes. Uma dessas alternativas foi a descoberta do Diodo e do Transistor.
Foi em 1904 que surgiu a primeira Válvula a Diodo, trazendo um grande avanço a aquela época, ela foi usada até meados da década de 80, mas até hoje podemos observar o Diodo nos televisores e rádios antigos.
O Diodo caiu em desuso, pois:
·         Ocupam muito espaço;
·         Aquecem muito devido ao aquecimento do filamento, portanto dissipa alta quantidade de energia em forma de calor.
·         Possuem baixa vida útil
Na Segunda Guerra Mundial as potências precisavam produzir equipamentos menores e mais eficientes, foi então que surgiu o transistor, após 11 anos de pesquisa os cientistas conseguiram produzir o primeiro transistor em 1947.
O transistor assim como o diodo é um semicondutor, ou seja, é quando os íons possuem uma lacuna sem elétrons, e eles ficam “passeando” sucessivamente de lacuna em lacuna, logo estabelece uma condução elétrica. Uma quantidade minúscula de dopagem tipo N(Ver Glossário) ou tipo P(Ver glossário) leva um cristal de silício de bom isolante a um condutor viável, mas não excelente – por isso o nome "semicondutor".
Podemos dizer que o transistor é o substituto das válvulas eletrônicas, ele é a unidade básica dos microcircuitos, microchips, microprocessadores, etc. Graças a ele, hoje temos nossos microcomputadores, rádio portátil, televisores, entre outros.
Por outro lado o Diodo também tem suma importância na eletrônica, ele converte uma fonte de corrente alternada para uma corrente contínua, esta propriedade é utilizada em grande número de circuitos eletrônicos e nos retificadores. Pode funcionar como proteção contra a troca de polaridades. Um dos inconvenientes do diodo consiste no fato de necessitar de cerca de 0,7 V para começar a conduzir, ficando com essa queda de tensão aos seus terminais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário