Bem - Vindo

Espero que gostem do conteúdo e comentem nossas postagem

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIODO

O diodo semicondutor é um componente não linear que permite a passagem de corrente num sentido e impede a passagem da corrente no sentido contrário.
Quando ligamos dois materiais um do tipo “P e outro do tipo “N”,o resultado se chama uma junção PN ou diodo semicondutor. Se utilizarmos o Silício, por exemplo, adiciona-se átomos de índio (In) para se obter o semicondutor do  tipo P e adiciona-se átimos de Fósforo (P), Arsênio (As) ou Antimônio (Sb) para obter o semicondutor  do tipo N, quando fazemos este tipo de operação se da o nome de: Dopagem do semicondutor, depois de unidos Pn fica com 2 terminais, o terminal ligado ao semicondutor do tipo “P” chama-se: Ânodo(A), o terminal ligado ao semicondutor do tipo N chama-se de Cátodo (K).O Ânodo A é reconhecido num diodo por ter uma risca circular em torno do encapsulamento  respectivo.
Se a fonte de alimentação for alternada, então o diodo conduz num dos sentidos da corrente elétrica e não conduz no outro sentido da corrente. Diz-se então que o díodo faz uma retificação simples da corrente alternada fornecida pela fonte.
1. Polarização direta – Liga-se o terminal positivo (+) da fonte de alimentação ao terminal P da junção e, portanto, o terminal negativo (-) da fonte ao terminal N da junção semicondutora.
2. Polarização inversa - Liga-se o terminal positivo (+) da fonte de alimentação ao terminal N da junção e, portanto, o terminal negativo (-) da fonte ao terminal P da junção semicondutora.
Geralmente, o fabricante fornece dados como: capacitância parasitária do diodo, características  mecânicas e térmicas do componente.
A retificação de onda completa, que pode utilizar dois ou quatro diodos, consoante a montagem, permite que o receptor seja alimentado pelas duas alternâncias da corrente fornecida pela rede de corrente alternada, embora a corrente no receptor tenha um só sentido. Na retificação de onda completa, a potência fornecida ao receptor duplica, relativamente à retificação simples.
Retificador de pico é onde ao invés de uma carga resistiva, temos uma carga puramente capacitiva, o capacitor só pode se carregar positivamente, pois o diodo não permite a circulação de corrente no semiciclo negativo, o díodo conduz totalmente a carga e carrega o capacitor com a tensão (eg-vd), se começa a cair o que tenderia a descarregar o capacitor, bloqueia imediatamente impedindo que o capacitor se descarregue, portanto o capacitor mantém a carga correspondente e a tensão entre suas extremidades.
Referência bibliográfica:



FURLAN, ROGÉRIO. Resistores. Disponível em: <http://www.lsi.usp.br/~roseli/www/psi2307_2004-Teoria-1-Retif.pdf>. Acesso em:    04 Nov. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário